MENSAGEM AO POVO DE DEUS DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA, POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO DE POSSE CANÔNICA DO PÁROCO PE. ROGÉRIO CARVALHO DE ALMEIDA
Queridos irmãos (as), Paz e Benção!
Indaiatuba, 10 de janeiro de 2021
Festa do Batismo do Senhor
Dirijo a vocês uma mensagem de fé e esperança. Há um ano, eu prometia ao povo um aggionarmento (Em linhas gerais significa trazer a luz o que é do nosso Deposito da Fé), em nossa paróquia, com minha posse canônica de Pároco. Foi um ano de muitos desafios. Neles, busquei vencer cada um que foi sendo posto no caminho. Descrevo que, a alegria e o entusiasmo dos agentes, apoiado a vida de oração, têm sido um grande combustível para empreender em toda paróquia esse aggionarmento que mencionei um ano atrás, e que continuará pelos próximos anos.
Ao tomar posse, vi a necessidade de reorganizar o trabalho pastoral e, assim, está sendo feito, com o nosso conselho econômico, conselho pastoral paroquial, colegiada de pastoral, as investiduras de ministros, leitores, coroinhas, acólitos e cerimoniarios. Tenho valorizado o trabalho dos coordenadores e tesoureiros. Houve também nesse período, a reorganização e informatização da pastoral do dízimo, reorganização departamental de nossa secretaria em todos os seus aspectos, a reorganização das nossas plataformas digitais, tais como: site paroquial, Canal Youtube, Instagram e Facebook, e a pastoral das comunicações. Mesmo diante da pandemia, celebramos os padroeiros em todas comunidades e setorizamos a paróquia, iniciando o processo pastoral para criação da nova paróquia. Reorganizamos toda a catequese, de acordo com orientações de nossa Arquidiocese de Campinas. Na dimensão litúrgica, fizemos aquisições de material necessário para o culto. Realizamos, ainda, casamentos, batismos, o sacramento da crisma e a primeira eucaristia, demostrando a nossa vitalidade pastoral. Nesse contexto de pandemia, criamos a pastoral da acolhida e decoração, que têm cuidado dos protocolos sanitários de nossas celebrações litúrgicas.
Com o ano da família em 2021, faremos um investimento na Pastoral Familiar, valorizando a família, célula mãe da sociedade. Com as missas em louvor a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, pudemos revigorar a pastoral de nossa paróquia. Novamente relembrando esse período de pandemia, realizamos uma bela festa litúrgica de nossa mãe e padroeira, Santa Rita de Cássia.
No que diz respeito às reformas, reparos e outros serviços, entregamos tudo o que era necessário, para as realidades urgentes de nossa paróquia, destacamos: a reforma do nosso centro Pastoral, a reforma da comunidade Santa Clara, a reforma elétrica, pintura geral e a nova fachada da Igreja matriz e entregaremos no próximo dia 04 de fevereiro, a reforma da comunidade Santo Expedito, tudo a partir das minhas visitas fraternas, logo após a posse, junto com o Diácono Vicente Caetano, a quem rendo toda minha gratidão.
No ano de São José, convocado pelo Papa Francisco, iremos fazer as melhorias estruturais na comunidade São José. E, também, iniciaremos os trâmites para ampliação da Igreja do Cristo Rei, que se iniciará em breve, além das atividades de zeladoria em todas as comunidades de nossa paróquia, incluindo a matriz. Somos uma Igreja de Comunhão e Participação.
Agradeço aos agentes de pastoral e funcionários da paróquia, pelo apoio em nossas campanhas que, mesmo em tempo de pandemia, não nos deixou na mão, possibilitando a continuação da reorganização financeira e administrativa paroquial, iniciada há um ano e necessária em tempos atuais.
Agradeço a Dom João Inácio Müller, meu pai e pastor, pelo apoio na caminhada a frente desta paróquia. Agradeço ao Vigário geral, Mons. José Eduardo Meschiatti, meu amigo, pela força, escuta e apoio nos inúmeros momentos difíceis que passei aqui neste ano, mas, também, na alegria de muitos outros momentos que vivi. Agradeço ao Pe. Paulo Emiliano, amigo de fé e de ministério, pelo apoio e ajuda, meu coração é agradecido, mas estendo a todos os padres da Forania este sentimento.
Rogo a Santa Rita de Cássia o pleno restabelecimento da saúde do vigário paroquial, Pe. Francisco, que sejam derramadas as graças e bênçãos sobre sua vida.
Por fim, querido povo de Deus, estamos juntos para viver esse 2021, com todas as suas alegrias, tristezas e esperanças, na mesma certeza do meu lema presbiteral: “Confia no Senhor e faze o bem”. Rezem por mim, pois continuo rezando por vocês! Atentai bem! Vamos em frente!
Com minhas bênçãos,
Pe. Rogério Almeida
Pároco
“Confia no Senhor e faze o Bem” (Sl 36,3)